FEEAC RS inicia planejamento da Campanha Salarial 2025/26 e avalia avanços da pesquisa Ser Mulher

Postado dia 14/08/2025
Imagem da notícia FEEAC RS inicia planejamento da Campanha Salarial 2025/26 e avalia avanços da pesquisa Ser Mulher.


A diretoria da FEEAC RS realizou, nesta quinta-feira (14/08), uma importante reunião que marcou o início do planejamento da Campanha Salarial 2025/26 para a categoria de asseio e conservação no Rio Grande do Sul. O encontro também serviu para avaliar os avanços da pesquisa Ser Mulher, que vem sendo conduzida em todas as regiões do estado.

Campanha Salarial 2025/26: mobilização e construção coletiva

A reunião teve início com a participação do presidente da UGT/RS, Norton Jubeli, que apresentou uma análise da conjuntura nacional e internacional. Segundo ele, o cenário político e econômico afeta diretamente a vida da classe trabalhadora e, consequentemente, o processo de negociação salarial da categoria. A valorização dos salários e a preservação dos direitos, afirmou, dependerão da mobilização e unidade dos sindicatos diante das adversidades impostas pelo atual contexto.

Na sequência, o presidente da FEEAC RS, Henrique Silva, ressaltou a importância de a campanha salarial incorporar as pautas de interesse mais amplo da classe trabalhadora. Entre os destaques, estão o apoio ao plebiscito popular que propõe a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil e a redução da jornada de trabalho com o fim da escala 6×1, reivindicação histórica da categoria.

O assessor Candido da Roza, apresentou os dados econômicos e as projeções em relação ao INPC e crescimento do PIB, além de uma profunda análise sobre o histórico de negociações da categoria nos últimos anos.

Após amplo debate com os sindicatos presentes, foi definido que as entidades filiadas têm até o dia 29 de agosto para enviar suas contribuições à pauta. Uma nova reunião será realizada no dia 04 de setembro, para consolidar e aprovar coletivamente os pontos que irão compor a campanha salarial.

Pesquisa Ser Mulher entra na fase de tabulação

Outro ponto central da reunião foi a avaliação da pesquisa Ser Mulher, iniciativa da FEEAC RS que busca conhecer a realidade das trabalhadoras do setor de asseio e conservação. A secretária-geral da federação, Maria Elisabete Machado da Silva, responsável pela coordenação do projeto, destacou o êxito da etapa de campo. “Tivemos uma adesão expressiva dos sindicatos e grande participação das bases. A pesquisa é um marco para o fortalecimento das nossas políticas para as mulheres”, afirmou.

A assessora da FEEAC RS, Flavia Silva, reforçou a importância estratégica da pesquisa, que está agora em fase de tabulação. “Esses dados vão orientar futuras ações e políticas da federação, especialmente no enfrentamento às desigualdades de gênero”, completou.

Outubro Lilás

A reunião também antecipou que, em outubro, a FEEAC RS promoverá uma programação especial dentro do Programa Ser Mulher, como parte das atividades do Outubro Lilás, com foco na valorização das trabalhadoras e na promoção de direitos.

Com esse encontro, a FEEAC RS reafirma seu compromisso com a democracia sindical, o planejamento participativo e a valorização das pautas que dialogam diretamente com a vida das trabalhadoras e trabalhadores do setor.