FEEAC RS realiza seminário da Campanha Salarial 2025/2026 e define pauta de reivindicações

Postado dia 04/09/2025
Imagem da notícia FEEAC RS realiza seminário da Campanha Salarial 2025/2026 e define pauta de reivindicações.

A Federação dos Empregados em Empresas de Asseio, Conservação e Serviços Terceirizados do RS, FEEAC RS, realizou, nesta quinta-feira, 04/9, o seminário de planejamento da campanha salarial 2025/2026, reunindo lideranças sindicais e representantes das entidades filiadas para debater estratégias, definir pautas e fortalecer a luta por melhores condições de trabalho para a categoria.

O encontro contou com a presença dos sindicatos de Porto Alegre, Caxias do Sul, Pelotas, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Passo Fundo e Novo Hamburgo, que representam, em conjunto com a federação, cerca de 70 mil trabalhadores no Rio Grande do Sul — impactando indiretamente mais de 210 mil pessoas.

Debate das reivindicações e aprovação da pauta

Durante o período da manhã, os participantes discutiram as reivindicações que serão apresentadas na mesa de negociação junto aos empresários. A partir das sugestões enviadas pelas entidades sindicais, foi construída e aprovada a pauta unificada da categoria. A coordenação dos trabalhos foi conduzida pelo assessor estratégico da federação, Candido da Roza, e pelo assessor jurídico, Alex Tapia.

Lançamento da marca e slogan da campanha

No turno da tarde, o assessor de comunicação da FEEAC RS, Clomar Porto, apresentou a proposta de marca e slogan da campanha salarial, que neste ano ganha um caráter mais amplo ao abordar o conceito de soberania.

Segundo o presidente da FEEAC RS, Henrique Silva, o tema foi escolhido por dialogar com o momento político e econômico do país, marcado pelos impactos do chamado “tarifaço de Trump” e pela necessidade de reforçar a defesa dos direitos dos trabalhadores.

“Nossa campanha neste ano, além de lutar pela valorização salarial e pela ampliação de direitos da nossa categoria, também trata de um tema mais amplo que precisa mobilizar todos os trabalhadores brasileiros: a soberania. Um país soberano é um país democrático, que não se curva. É ter direitos sociais e trabalhistas, é ter trabalho valorizado e salário digno”, destacou Henrique.

A luta pela soberania e a recuperação da bandeira

Henrique reforçou a importância de resgatar o verdadeiro sentido da bandeira verde e amarela, que havia sido apropriada por discursos extremistas: “Chegou a hora de os trabalhadores brasileiros recuperarem o sentido da nossa bandeira. Com o tarifaço sobre o Brasil, ficou claro que o extremismo de direita não tem e nunca teve compromisso com a nação, muito menos com o bem-estar dos trabalhadores”, afirmou.

 

Valorização da Categoria e Reconhecimento Social

A campanha também busca dar visibilidade ao papel essencial dos trabalhadores e trabalhadoras de limpeza, asseio, conservação e portaria. Apesar de muitas vezes invisibilizados, eles desempenham uma função vital para a sociedade: entre outras coisas, cuidam das cidades e dos espaços onde as pessoas vivem, estudam e trabalham; contribuem diretamente para a saúde pública e a qualidade de vida e são fundamentais para a preservação do meio ambiente.

As negociações devem iniciar logo após as assembleias nos locais de trabalho. A data-base da categoria é 1º de janeiro.

As assembleias nos sindicatos dicaram definidas nas seguintes datas:

– SEEAC RS: 25/9
– SEEAC PELOTAS: 09/10
– SINDIASSEIO NOVO HAMBURGO: 30/9
– SINDIASSEIO SANTA CRUZ DO SUL: 02/10
– SINDILIMP CAXIAS DO SUL: 18/9
– SINDILIMP PASSO FUNDO: 15/10
– SINTEPS SANTA MARIA: 10/10

A FEEAC RS reforça que valorizar esses profissionais é reconhecer sua importância social e defender condições dignas de trabalho e remuneração justa.