O Sindilimp realizou a posse festiva da diretoria que vai dirigir o sindicato no período 2017-2020. O evento foi realizado no sábado, dia 4 de fevereiro, no Salão da Igreja Santa Catarina, em Caxias do Sul.
Participaram, além dos integrantes da nova diretoria e seus familiares, representantes da Fenascon e da FEEAC/RS, de sindicatos da mesma categoria no estado e de outros sindicatos de Caxias do Sul, alem de lideranças políticas, como o vereador Elói Frizzo, do PSB e o Deputado Federal Assis Melo, do PCdoB.
Um a um, os 25 diretores do sindicato foram chamados e receberam o certificado de posse das mãos dos integrantes da comissão eleitoral, Sílvio Frasson, Oladis Stefanon, Hermógenes Secchi e Alex Tápia. Usando a palavra, Oladis elogiou o a eleição realizada em 8 e 9 de novembro de 2016. Apesar de ter se apresentado para o pleito uma única chapa, a quantidade de votantes foi grande (mais de 70% entre os aptos a votar) e a chapa de situação recebeu a aprovação de mais de 97% dos votantes.
Azenira Lazarotto, representante da Fenascon alertou para o momento difícil que os trabalhadores atravessam, quando é necessário combater a retirada de direitos: “As mulheres são muito importantes nessa luta e o Sindilimp tem a capacidade e a coragem necessárias para fazer esse enfrentamento. Juntos podemos fortalecer a categoria”, completou.
A história de 26 anos do Sindilimp foi lembrada pelo representante da FEEAC/RS, Dirceu de Quadros Saraiva. Ele atestou a qualidade do trabalho desenvolvido pelo sindicato e acrescentou que foi uma honra representar o SEEAC/RS e a Federação no evento.
Representando a Central dos Trabalhadores e Trabalhadores do Brasil (CTB), Guiomar Vidor, presidente da entidade no Rio Grande do Sul, destacou a grande participação feminina na nova diretoria do Sindilimp e cumprimentou duas mulheres que tiveram grande importância na história do sindicato, Oládis Stefanon e Abgail Pereira, presentes no evento. Guiomar reforçou a importância da luta do Sindilimp no contexto de crise e de desemprego. “Precisamos fazer resistência. Se a Reforma da Previdência acontecer, acaba com as condições de aposentadoria que temos hoje. Com a Reforma Trabalhista, querem nos tirar direitos. Tudo isso para agradar o capital financeiro e manter o lucro dos grandes capitalistas. Para enfrentar essa situação, a CTB está convocando uma greve geral no final de março”, explicou.
O Deputado Federal Assis Melo afirmou que teremos um ano de muita luta e grande mobilização: “Não é para ganhar direitos, mas para não perdê-los.” Conclamando para uma união de todos os trabalhadores Assis denunciou a ameaça de acabar com a Carteira Profissional: “Não vamos deixar que vire uma peça de museu, não podem solapar os direitos da nação.” Assis também lamentou o falecimento da ex-primeira dama do país, Marisa Letícia, companheira de Lula, ocorrida na mesma data do evento: “Não podemos deixar de lado a solidariedade.”
Henrique Silva, presidente do Sindilimp, pediu um minuto de silêncio por Marisa Letícia e disse que ela foi uma guerreira que ajudou a construir a história do país. Segundo ele, a solidariedade que precisamos ter com a família de Lula neste momento é a mesma que nos ajuda a enfrentar os desafios cotidianos. Ele agradeceu os funcionários do sindicato, que chamou de “espaço precioso, uma verdadeira casa dos trabalhadores”. Para Henrique, o Sindilimp precisa construir a resistência contra os ataques aos direitos com unidade, tirando do poder os golpistas que querem prejudicar os trabalhadores. “Hoje vamos comemorar, mas a partir de amanhã vamos continuar trabalhando para transformar o país”, concluiu o presidente.
Em seguida, foi realizado um jantar e uma confraternização entre os participantes.
Diretoria do Sindilimp – Gestão 2017-2020
Henrique Silva – Presidente
Azenira Lazarotto – Vice-presidente
Nestor A. Borges – Tesoureiro
Maria E. S. Vilaboa – 1ª Tesoureira
Elizabete de Oliveira – Secretária-Geral
Janete J. M. Gama – 1ª Secretária
Dario F. M. Junior – Diretor de Formação
Suplentes de Diretoria
Luiz Genery Oliveira de Souza
Claudio Oliveira de Souza
Maria Aparecida Martins de O. dos Santos
Elton Paz Barreto
Patrícia Rejane da Silva
Clóvis Bras da Silva
Remídio Armando Behling
Conselho Representante Sindical
Lindomar da Silva Rosa
Denise Tatiane Almeida Maier
Eunice Fernandes Cabral
Elisane Silva dos Santos
Marli Villa
Conselho Fiscal
Manoel Adão Eberhardt Ferreira
Ana Augusta R. Streinbrenner
Mara Rodrigues do Amaral
Juçara Deon da Rosa
Cátia Cilene S. Mariano
Marcia Martinelli de Bittencourt
Diretores da Federação
Henrique Silva
Nestor Alves Borges
Suplentes da Federação
Azenira Lazarotto
Elizabete de Oliveira