O movimento do Sindicato e dos trabalhadores da empresa CODECA , "Não foi apenas uma resposta à demissão arbitrária do colega Alceu do Nascimento da Silva. Foi uma resposta dos trabalhadores a toda uma política administrativa perversa que há tempos estava instalada na empresa: a política do assédio moral como forma de legitimação do poder dos detentores de cargos de chefia", relata o dirigente sindical Vinícius Homem.
Segunda a Vice Presidente Azenira Lazarotto, "O assédio moral cometido dentro da empresa pela chefia ainda é muito grande, o assédio moral é uma das formas mais agressivas e nocivas das relações de trabalho. O trabalhador(a) vítima de assédio, seja ele qual for, tem sua saúde física e mental prejudicada por causa da pressão que sofre no ambiente de trabalho. O sindicato se manifestou contrário a esses absurdos que vem acontecendo dentro dos setores. DIGNINADE E RESPEITO ACIMA DE TUDO!"
No inicio da noite de segunda, a direção da empresa chamou o sindicato para uma reunião, aonde foi definido que vai ser criado um Grupo de Trabalho com a participação de empresa, sindicatos e trabalhadores com o intuito de inibir assédios. Com a participação de todos facilitará a busca dos objetivos.
Hoje, (18-03-2014) pela manhã, aconteceu a última assembléia para comunicar aos funcionários o posicionamento da empresa, a qual se compromete em fazer mudanças, começando pelo Departamento de Recursos Humanos. Ao final a empresa reconhece legítima a manifestação e se compromete a abonar o dia de paralização.